Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Rhynchocyclidae
 Berlepsch, 1907
Subfamília: Todirostrinae
 Tello, Moyle, Marchese & Cracraft, 2009
Espécie: L. galeatus

Nome Científico

Lophotriccus galeatus
(Boddaert, 1783)

Nome em Inglês

Helmeted Pygmy-Tyrant


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Sebinho-de-penacho

O sebinho-de-penacho é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae.
É também conhecido como ferreirinha.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do grego lophos = com crista, com topete; e de trikkos = pequeno pássaro não definido. Em ornitologia triccus é usado para identificar vários tiranideos conhecidos como papa-moscas; e do latim galeatus, galea = com elmo, com capacete; elmo, capacete. ⇒ Papa-moscas com crista no elmo.

Características

Mede 10 centímetros. Coloração geral olivácea, um pouco mais escuro nas asas e cauda. Peito e garganta esbranquiçados com estrias irregulares oliváceas. Destaque para as penas da coroa, mais compridas, na coloração cinza escura, ornadas de cinza oliváceo claro. Asas sem marcas ou com marcas muito discretas. Íris amarela bem clara, quase branca. Este pássaro é comumente visto ao lado da maria-fiteira (Laphotriccus vitiosus), espécie da qual se distingue pelas asas sem marcas. Como as penas da coroa não costumam estar eriçadas, pode ser confundido, também, com espécies do gênero Hemitriccus, como a maria-do-olho-branco (Hemitriccus zosterops), que compartilha o mesmo ambiente.

Alimentação

Especie insetívora, se alimenta principalmente de pequenos artrópodes.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Prefere os níveis médio e baixo de florestas, florestas secundárias, campinas, campinaranas e bordas de matas de terra firme.

Distribuição Geográfica

Na parte ocidental da Amazônia ocorre acima do rio Amazonas (AM, RR), também nos países vizinhos da Venezuela, Colômbia e Peru. Na parte oriental da Amazônia pode ocorrer em ambos os lados do rio Amazonas, à direita do rio Tapajós (PA, AP, MT e MA) e nas Guianas.

Referências

Galeria de Fotos